domingo, 6 de janeiro de 2008

Deixar de entender para então se surpreender.

Muitos foram os fatos em minha vida que me ensinaram a sempre questionar tudo. Bem, método de defesa ou não, funcionou por um tempo..
Ainda não entendo muito bem porque, mas hoje eu percebi que mesmo que você se surpreenda com as pessoas, simplesmente não vale a pena ser incrédulo. Percebi que o meu erro era, desde o começo, a minha vontade de sempre entender tudo, pensar em tudo até que tudo dê certo, ou aconteça como eu planejo..
A questão é que não é que você é decepcionado, mas simplesmente pensa tanto em algo ou tenta entender tanto uma coisa que quando percebe que as coisas não são como você pensa, ou não acontecem como você planeja, você desaba, e passa a questionar tudo, porque aparentemente tudo o que você se empenha acaba por te decepcionar.
Hoje percebi que eu questionava coisas que nunca existiram, esperava coisas das pessoas que eles nunca me deram razão para eu esperar.. tentava entender tudo. O que eu não sabia era que tem certas coisas que simplismente não se pode entender.
Mas percebi que somente porque, tecnicamente, se pode esperar tudo de uma pessoa, não quer dizer que não pode mais acreditar nela. A questao é que não se deve esperar o que você quer de uma pessoa, mas o que você sabe que ela tem a lhe oferecer. E na maioria das vezes não é tudo o que você quer..
Entender a vida não a torna mais bonita. Pelo contrário, é nos surpreendendo que ela se torna incrivelmente única. Porque as coisas não acontecem como você quer, mas como elas devem ser. Até hoje eu me irritava quando o mundo não seguia os meus planos. Mas agora eu vejo que a vida é única em cada momento, que não se repete. Percebi, finalmente, que é muito melhor se surpreender com o que você nunca poderia imaginar. E será que não é justamente essa a graça da vida? Não saber o que vai acontecer no próximo segundo, sempre ansioso com o que poderá acontecer, e sempre pronto para se surpreender. Como ler um livro pela primeira vez, e se surpreender a cada página..
E, mais do que nunca, aprendi que devemos aproveitar o máximo possível a cada página, pois sempre chega a hora em que o livro acaba...

Nenhum comentário: